segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pneus Agrícolas

     Os pneus agrícolas são todos os pneus que equipam os autopropelidos como tratores, colhedoras, pulverizadores, ou seja, que tem fonte própria de propulsão, as máquinas agrícolas, que são, pela definição do meu mestre Prof. Cobra, os equipamentos tracionados que possuem movimento de rotação e translação ao mesmo tempo e os implementos agrícolas, que são os equipamentos rígidos. Por esta definição, máquinas agrícolas são os arados de discos, grades de disco, enxadas rotativas, roçadoras...etc e os implementos são os subsoladores, arados de aivecas, entre outros. Os pneus agrícolas podem ser divididos em pneus de tração, que são os que tem garras mais altas e são próprios para produzir força de tração nos autopropelidos, mas também são utilizados em máquinas e implementos agrícolas para dar estabilidade, maior capacidade de carga ou mesmo reduzir a compactação, pneus direcionais, usados no eixo direcional de equipamentos 4x2 e pneus de sustentação, usados em implementos e máquinas agrícolas. Os pneus de tração recebem a letra R que vem da palavra inglesa "Rear", traseira, mas também são usados na dianteira de equipamentos 4x4. A letra R vem acompanhada do número 1 (R1), quando são pneus para solos mais secos ou com umidade normal ou do número 2, para solos muito úmidos ou cobertos por água, ou mesmo em solos muito arenosos. Os pneus R2 tem as garras maiores que os R1, para reduzir a patinagem nos solos muito úmidos ou muito arenosos, uma vez que estes solos se rompem facilmente, ou seja, tem um baixo índice de cisalhamento. Existem também os pneus R3 que são indicados para solos muito arenosos, gramados, campos de golf, ou seja, é indicado para terrenos que necessitam tração leve, baixa resistência ao rolamento e pequeno revolvimento do terreno e os R4, que são chamados de industriais e são indicados para terrenos que podem causar severos danos nos pneus R1, uma vez que tem uma alta resistência ao atrito e a perfurações. Os pneus de tração ainda podem ser de alta flutuação e levam a denominação de HF "high flotation". Os pneus usados em eixos direcionais em geral são do tipo F, letra que vem da palavra inglesa "front", uma vez que estes pneus na maioria dos casos equipa os eixos direcionais dos tratores 4x2, mas também podemos encontrá-los nos eixos direcionais traseiros das colhedoras de grãos. A letra F vem acompanhada dos números 1 (F1), quando tem uma estria, 2 para duas ou 3 estrias e 3 para múltiplas estrias. Quanto maior o número de estrias, maior é a estabilidade do pneu quanto a escorregamento. Os tamanhos são definidos por números como 18.4-34, 23.1-30, por exemplo. Antigamente estes pneus tinham mais um número como 18.4\15-34 ou 23.1\18-30, porém o número do meio não se usa mais. O número 18.4 significa a maior largura externa do pneu em polegadas, na pressão de ar recomendada e o 34 é o diâmetro do aro em polegadas no ponto de assentamento do pneu. Por desconhecer o significado destes números, muita gente faz confusão, acreditando que o pneu 18.4-34 é maior que o 23.1-30. Embora o diâmetro do aro seja menor no 23.1-30, a circunferência projetada deste pneu o torna maior que o 18.4-34. Os pneus radiais tem uma numeração semelhante, porém levam a letra R no meio, como 18.4R-34. Os pneus também podem ter uma numeração em milimetro ao invés de polegada como 710/70R38 R1, onde 710 mm é a maior largura externa do pneu, 70 é uma relação entre a altura do pneu do ponto de assentamento no aro até a parte superior do mesmo, dividido pela largura externa x 100. A letra R é de Radial e 38 é o diâmetro do aro no ponto de assentamento. Os pneus de alta flutuação levam uma numeração semelhante, porém sem a letra R e podem ter o diâmetro do aro também em milimetro. Existem também pneus indicados para uso em eixos não tracionados de implementos e máquinas agrícolas, que são indicados quando se necessita de resistência a escorregamento lateral, grande capacidade de carga, pequena resistência ao rolamento e baixa compactação. Estes pneus levam a letra I, acompanhada do número 1, 2,3. Independente do pneu que utilizamos, temos sempre que verificar na tabela do fabricante qual é a pressão de ar indicada e a capacidade máxima de carga que o pneu suporta. A capacidade máxima de carga depende da velocidade de deslocamento do pneu e a pressão de ar depende da carga que o pneu está suportando. Não cometa o erro de colocar uma carga sobre o pneu maior do que ele pode suportar e nem inflar o mesmo a uma pressão maior que a máxima recomendada. Você não gostaria de ver de perto um pneu agrícola explodindo, se você sobreviver ao evento.

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